Quem nos ajuda a tornar tudo isso possível

GAC-PE inaugura “Sino da Conquista” para celebrar recuperação de crianças e adolescentes com câncer.


GAC-PE inaugura “Sino da Conquista” para celebrar recuperação de crianças e adolescentes com câncer.

11/07/2019

A partir desta quinta-feira (11/07), no Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – Pernambuco (GAC-PE), crianças, jovens e adolescentes diagnosticados com câncer poderão encorajar uns aos outros com o som dos toques do Sino da Conquista. Através do equipamento instalado no Centro de OncoHematologia Pediátrica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), no bairro de Santo Amaro, os pacientes poderão anunciar o fim do tratamento quimioterápico ou radioterápico.

Para a inauguração, a paciente Júlia Beatriz (7), diagnosticada com câncer na cabeça, agora livre dos efeitos agressivos provocados pela quimioterapia e radioterapia, tocou o sino e partir de agora, e será acompanhada apenas por consultas eletivas.

O Sino da Conquista, inspirado em modelos internacionais, é inédito em Pernambuco. O objetivo é que os pacientes compartilhem o fim da quimioterapia, um dos processos mais agressivos no tratamento do câncer. Além disso, comemorar as dificuldades vencidas e estimular que outras crianças que ainda enfrentam a doença, possam se inspirar e um dia tocá-lo.

“Com essa iniciativa, vamos reunir a equipe médica, voluntários, pacientes e familiares para mostrar que apesar dos desafios, o câncer tem cura. O fim das sessões de quimioterapia e radioterapia é um passo importante. É uma forma de comemorar a vitória alcançada”, frisa a presidente do GAC-PE, Vera Morais.

O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC-PE) foi criado há 22 anos e dá assistência a cerca de 70 pacientes ambulatoriais e 24 em internamento. Além das ações com foco na assistência social, o grupo desenvolve projetos específicos de prevenção e humanização do tratamento.

Notícias Anteriores